segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Disciplina ou permissibilidade?


A relação mãe-filho/a deve ser afectuosa mas tem de ficar explicito para a criança quem manda na relação.

No entanto este estatuto de autoridade deve de ser adquirido não através de chantagem ou violência... mas sim na firmeza nas ordens dadas. Ao mesmo tempo, independentemente da idade da criança, devem de ser respeitadas todas as suas necessidades ou interesses.

Lembro-me de uma situação de uma amiga em que a sua filha (com uns 4 anos) andava sempre atrás dela por toda a casa. Se a mãe ia à cozinha a filha ia atrás, mesmo à casa-de-banho a filha ia. Até que houve uma altura que a mãe cansada disse: "Agora eu vou ficar aqui mas tu não podes entrar. Eu tenho o DIREITO de ficar sozinha!" e a filha muito aborrecida mas à porta (porque a mãe não a deixava entrar e ela queria ficar o mais perto possível dela) disse: "E eu tenho a ESQUERDA de ficar ao pé de ti!". São situações como esta em que a firmeza é mantida até ao fim que deixam claro para a/o criança de que lado está a autoridade.



Sem comentários:

Enviar um comentário